ID Jovem 2.0

Compartilhe essa informação!

A Identidade Jovem é uma ferramenta que garante ao jovem de baixa renda vários direitos. Mas o programa agora já é chamado de ID Jovem 2.0, devido ao fato de se tratar já da segunda versão do programa e com novos benefícios, e muitas pessoas ainda não conhecem o mesmo.

Recomendo que compartilhe esse artigo com seus amigos e com maior número possível de pessoas para que todos possam ter acesso aos seus direitos.

O que é a ID Jovem 2.0?

É a versão 2 do programa que dá direito a vários benefícios aos jovens de baixa renda. Está na segunda versão pois o programa saiu das mãos da Caixa Econômica Federal e, agora, é de responsabilidade da Secretaria Nacional da Juventude.

Trata-se de um dos benefícios mais importantes do nosso país pois visa diminuir a desigualdade gigantesca que há entre os jovens.

Embora pense o contrário, o benefício pode ser usado mesmo por quem não esteja estudando. Portanto seria bom fazer com que esse artigo chegasse ao maior número de pessoas para que todos pudessem correr atrás dos seus direitos.

Quem tem direito a ID Jovem 2.0?

São aptos a usufruir dos benefícios aqueles que:

  • possuírem idade de 15 a 29 anos
  • possuírem renda familiar total de até dois salários mínimos
  • ser inscrito no cadastro único e estar com o mesmo atualizado
  • ter em mãos o número do NIS(que é o mesmo do PIS na maioria das vezes)

Por isso grande parte dos brasileiros poderá ter acesso a esses benefícios, visto que se enquadram nesse perfil socioeconômico.

Quais os benefícios da ID Jovem 2.0?

Os benefícios que já existem desde o início do programa são:

  • 2 passagens gratuitas por veículos de transporte convencional de passageiros em viagens interestaduais
  • 2 passagens com desconto de, no mínimo, 50% caso se esgotem as gratuidades em viagens interestaduais
  • meia-entrada em evento artísticos, culturais e esportivos
  • emissão gratuita da carteira estudantil

As passagens gratuitas e com desconto são válidas apenas para viagens de um estado para outro e para transportes terrestres, por enquanto.

Ampliações dos benefícios

ampliações da ID Jovem 2.0

Existe uma luta muito grande dos jovens e do secretário nacional da juventude para fazer com que o programa seja ampliado. Algumas ampliações que são estudadas são:

  • ampliação para as linhas executiva, não sendo válida apenas para as linhas leito e semi-leito
  • dar direito à passagens de avião
  • pagamento da metade quando houver promoção de meia para todos
  • inscrição gratuita em concursos públicos com ampla divulgação do benefício
  • ampliação para linhas intermunicipais(de um município para outro)

Já há, inclusive, leis em alguns estados, como na Paraíba, em que alguns desses benefícios ampliados já são concedidos, saindo, inclusive, em grandes portais como o da Rede Globo.

Como obter a ID Jovem 2.0?

O primeiro passo é fazer a inclusão da família no Cadastro Único ou fazer a atualização cadastral caso o mesmo esteja desatualizado. Para isso é necessário levar a documentação de toda a família e um comprovante de residência na gestão municipal que, normalmente, está localizada no CRAS mais próximo da casa da família. Após o cadastramento será gerado o número do NIS, que pode ser usado para emitir o documento.

O segundo passo é acessar o site do Portal da Juventude(juventude.gov.br) e emitir o documento. Para isso deverá ter em mãos o NIS gerado com o Cadastro Único e os dados pessoais(nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail e telefone de contato). Deverá ser impresso o código gerado para que possa ser utilizado na hora solicitar os benefícios.

Também é possível fazer a emissão através do aplicativo, devendo pesquisar por “ID Jovem 2.0” na loja do aparelho(Google Play ou App Store) e clicar no primeiro. Após a instalação, serão solicitados os dados tal como é feito no site e será gerado o documento que deve ser salvo e apresentado na hora de solicitação dos benefícios.

Compartilhe essa informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *